A tecnologia PSA (Pressure Swing Adsorption) e VSA (Vacuum Swing Adsorption) são duas técnicas distintas para a geração de oxigênio. Ambas são usadas para prover oxigênio com alto teor de pureza para diversas aplicações, como na indústria farmacêutica, em hospitais e em usinas de oxigênio. Embora as duas técnicas compartilhem características semelhantes, existem algumas diferenças entre elas que devem ser consideradas ao se buscar a melhor solução para uma aplicação específica.
A Tecnologia PSA
A tecnologia PSA usa uma série de câmaras com adsorventes para separar e armazenar oxigênio do ar comprimido. O ar comprimido é fornecido por um compressor que força o ar através das câmaras de adsorção, onde o oxigênio é adsorvido pelo adsorvente. O oxigênio é então separado e armazenado na câmara. A desvantagem é que a tecnologia PSA requer uma quantidade significativa de energia para seu funcionamento.
A Tecnologia VSA
A tecnologia VSA é um sistema de geração de oxigênio muito mais eficiente do que o PSA. O VSA usa uma câmara de adsorção em vácuo que extrai o oxigênio do ar. O vácuo criado na câmara aumenta a velocidade com que o oxigênio é adsorvido, reduzindo significativamente a quantidade de energia necessária para a operação. Além disso, a baixa pressão na câmara reduz os custos de manutenção e a necessidade de se trocar os adsorventes. Estas características tornam a tecnologia VSA a solução ideal para aplicações que requerem uma alta eficiência e baixo custo de operação.
A PCI Gases e a Tecnologia VSA A PCI Gases é pioneira no Brasil na fabricação de usinas de oxigênio, utilizando a tecnologia VSA. Segundo Helio Tustanovski, CEO da PCI Gases, “a tecnologia VSA é a mais eficiente para a geração de oxigênio. Ela possui um baixo consumo de energia, o que significa que o investimento em uma usina de oxigênio se paga em poucos anos. A manutenção também é barata, pois as peças são fabricadas no Brasil, com disponibilidade imediata. Além disso, o custo de implementação é muito menor do que com outras tecnologias.” Adicionalmente, os sistemas VSA da PCI Gases são totalmente automatizados, proporcionando ao hospital a vantagem de gerar o oxigênio automaticamente e distribui-lo sem a necessidade de um operador especializado. Se no futuro o hospital tiver uma demanda maior por oxigênio, as usinas da PCI podem ser facilmente ampliadas.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, acesse nossos artigos que aprofundam ainda mais sobre a tecnologia VSA.
A PCI Gases é uma empresa de referência na fabricação de usinas geradoras de oxigênio no Brasil. Atua em diversos setores, como oxigênio medicinal e industrial. Para saber mais sobre os equipamentos da PCI, os modelos e outros detalhes técnicos, você pode falar diretamente com a equipe da PCI Gases clicando no botão do Whatsapp abaixo. Atendemos em todo o Brasil, trazendo soluções flexíveis para hospitais e indústrias.