Search
Close this search box.

breadcrumblogoscoll1Soluções de Oxigênioscoll1Nitrogênioscoll1Tecnologia

SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DE NITROGÊNIO

Tecnologia de Membrana


Para produzir nitrogênio a partir do ar, a PCI utiliza tecnologia de membrana que permite o oxigênio permear, deixando o nitrogênio de alta pressão como produto.

Membrana de Nitrogênio

A membrana consiste em um feixe de fibras ocas seletivamente permeáveis. Ele separa o nitrogênio do ar atmosférico pelo princípio da permeação seletiva através da parede da membrana. Os gases “rápidos” (oxigênio, dióxido de carbono e vapor de água) permeiam a parede da membrana muito mais rápido do que o gás “lento” (nitrogênio).

 

A membrana separa a mistura gasosa original em duas correntes: o permeado e o produto. O permeado é uma mistura de oxigênio concentrado, dióxido de carbono e vapor de água que é liberado para a atmosfera. O produto é nitrogênio de alta pressão que sai da extremidade a jusante da membrana próximo à pressão do ar de alimentação e é entregue ao usuário final. Um booster suplementar pode ser usado se for necessária compressão adicional.

 

A pureza do produto pode ser ajustada definindo as condições de operação – a pureza do nitrogênio aumenta à medida que a vazão de nitrogênio diminui e vice-versa. Isto é feito através de uma válvula de controle de fluxo/pureza na descarga da corrente de nitrogênio, após o medidor de vazão e o analisador de nitrogênio, permitindo assim um controle finito tanto do fluxo quanto da pureza.

PICTURE 77 1024x602 1


A membrana de nitrogênio da PCI separa o nitrogênio do ar atmosférico. Os gases “rápidos” permeiam a parede da membrana muito mais rapidamente do que o gás nitrogênio “lento”.

ar

Processo de Fluxo

Os Sistemas de Membrana de Nitrogênio da PCI são geradores locais que produzem nitrogênio da atmosfera no ponto de uso. Ao produzir nitrogênio no local, os usuários podem economizar pelo menos 50% em custos operacionais e eliminar a logística associada à cadeia de fornecimento de nitrogênio líquido de transportes e bombeadores.

Vantagens da tecnologia VSA sobre a tecnologia PSA


Nossos sistemas possuem 3 componentes principais

arr

PICTURE 78 523x1024 1

01

MÓDULO DE AR, que consiste em um compressor de ar de alimentação acionado a diesel ou eletricamente. O compressor de ar absorve o ar ambiente e o comprime a 10-25 vezes a pressão atmosférica. O ar comprimido passa então através de um separador de óleo e é pós-resfriado, permitindo assim que os vapores de água e óleo se condensem e saiam do fluxo de ar.

02

MÓDULO DE MEMBRANA é onde o sistema de pré-tratamento de ar emprega uma série de filtros para limpar e secar o ar antes da exposição aos separadores de membrana. O ar comprimido limpo passa por um aquecedor para manter qualquer umidade remanescente na fase de vapor. Estas são medidas de proteção críticas necessárias para a longevidade da fibra da membrana. O ar reaquecido passa então através dos separadores de membrana onde os gases “rápidos” são ejetados como resíduos e o produto de nitrogênio é coletado e entregue em alta pressão ao módulo booster.

03

O MÓDULO BOOSTER que consiste em um compressor auxiliar acionado a diesel ou eletricamente. Aqui, o gás nitrogênio fornecido pelo módulo de membrana é comprimido a uma pressão mais alta por meio de 2 a 4 estágios de compressão, dependendo do sistema e dos requisitos.

No projeto e integração dos principais componentes dos nossos sistemas de membrana de nitrogênio, a PCI também leva em consideração os pequenos detalhes para otimizar a eficiência do sistema. Isso pode variar de acordo com:

Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para entrar em contato com nossos especialistas para saber mais.

a

Existem 3 componentes principais no Sistema de Membrana de Nitrogênio da PCI: O Módulo de Ar, o Módulo de Membrana e o Módulo Booster.

Tecnologia de Membrana

Ready to Reshape Your Tomorrow?

Pular para o conteúdo