Oxigênio Industrial

Geradores de OXIGÊNIO INDUSTRIAL

Num cenário cada vez mais competitivo as empresas não podem abrir mão de técnicas que tornam seus processos produtivos mais eficientes. O uso do oxigênio na indústria traz muitos benefícios, que resultam numa maior produtividade, menor custo e maior eficiência.

No entanto é preciso ter oxigênio disponível em grande quantidade e por um custo reduzido. Nesse sentido ter uma estação geradora de oxigênio é um diferencial estratégico que vem sendo buscado por muitas empresas. O uso de geradores de oxigênio é uma tendência mundial, visto que proporciona redução de custos conforme indicam alguns estudos.

gerador de oxigênio medicinal

Indústria farmacêutica

O uso de oxigênio na indústria farmacêutica é fundamental para diversos processos, como por exemplo na agenda de branqueamento e como combustível para detecção de chamas. Em algumas atividades de laboratório é necessário oxigênio de alto grau de pureza, que pode ser fornecido pelos Gerados de oxigênio da PCI Gases do Brasil.

Papel e celulose

Na indústria de papel e celulose o oxigênio participa de etapas fundamentais, como o processo de deslignificação e demais processos importantes para a produção.

Indústria química

O oxigênio é uma das matérias primas mais importantes para a indústria química, sendo utilizado em diversos processos de reação química, otimizando reações e interagindo com outros compostos químicos. Com um grande consumo de oxigênio obter um gerador local se traduz em redução de custos e aumento da produtividade, aumentando os ganhos e a eficiência nos processos.

Industria Naval

Na indústria naval o oxigênio é empregado em diversas etapas, sobretudo para o corte de aço e soldagem.

 

Outros ramos da indústria:

Técnicas de produção de Oxigênio

Combustão enriquecida com oxigênio

A técnica aumenta os níveis de oxigênio presente no ar atmosférico, que normalmente possui somente 21% de concentração de oxigênio. O processo consiste em aumentar a concentração de oxigênio no ambiente, que irá impactar no comportamento do processo de combustão. Basicamente o oxigênio irá acelerar o processo, reduzir o consumo de combustível e tornar o processo de combustão mais limpo do ponto de vista do meio ambiente.

Enriquecimento do ar com oxigênio

A técnica consiste no aumento de volume de oxigênio na corrente de ar atmosférico no forno, otimizando o resultado do processo de combustão.

Lançamento de oxigênio

Nesta técnica o oxigênio é lançado dentro da câmara de combustão, influenciando diretamente no processo, aumentando consideravelmente a produtividade, reduzindo o consumo de combustível.

Oxicombustão

A Oxicombustão consiste em misturar o oxigênio com o combustível antes que o combustível entre no forno de combustão. A mistura do oxigênio acontece fora do forno de combustão, o oxigênio é misturado com o combustível fora do equipamento.

Ar-oxicombustão

A técnica de ar-oxicombustão é caracterizada pela liberação do oxigênio, junto com o combustível mas sem eliminar o ar, neste caso existe um baixo custo de adaptação em queimadores projetados para dois tipos de combustíveis.

Benefícios nos queimadores oxi-combustível:

  • Custos reduzidos de fusão;
  • Tempos de processo reduzidos;
  • Diminuição do volume exaustão de gás;
  • Maior Flexibilidade superior operacional;
  • Redução e perca de Oxidação do metal;
  • Maior capacidade de separação de material (Metal com outros materiais).
 

Principais benefícios no uso do gerador de oxigênio PCI Gases do Brasil:

  • Melhoria da produtividade (10-25%)
  • Melhoria em taxas de derretimento (15-30%)
  • Economia de combustível (10-40%)
  • Redução na exaustão de volume de gás (25-60%)
  • NOX e COV Reduções nos volumes dos gases de exaustão (NOx e OV)