A relação comercial entre a Covepa e a PCI permite entregar uma solução de oxigénio eficaz para a aquicultura, com baixo consumo de energia, não polui e não perde pureza a altas temperaturas. PCI Gases, empresa americana que fabrica geradores de oxigênio on-site e se destaca mundialmente pelo uso de sua tecnologia VSA, possui mais de mil equipamentos de oxigênio instalados em diferentes partes do mundo, e até o momento com cerca de vinte equipamentos no Chile, operando em todo o território chileno. COVEPA SpA, empresa com 40 anos de experiência no sul do Chile, é fornecedora de uma ampla gama de soluções e produtos para a indústria aquícola, agrícola e pecuária, e atualmente é distribuidora autorizada PCI. A relação comercial entre PCI e COVEPA permite hoje atender com eficiência todos os seus clientes no Chile, fornecendo as melhores soluções de oxigênio com suporte de primeira classe.
Foto:Rodrigo Salgado – Baía da Caleta
Juntas, PCI e COVEPA entrevistaram um importante e renomado cliente “Caleta Bay”, empresa dedicada à criação de trutas e salmão no sul do Chile. Para Rodrigo Salgado, Gerente de Produção de Água Doce de Caleta Bay e responsável pela gestão de todos os projetos, o principal diferencial na aquisição dos geradores de oxigênio PCI e COVEPA foi o suporte que ambas as empresas oferecem aos seus clientes.
“A robustez, a poupança de energia e a sua eficiência a altas temperaturas foram cruciais para nós. O gerador de oxigênio, em hipótese alguma vai parar de funcionar”, ressaltou.
Segundo Salgado, desde 2020 Caleta Bay conta com dois geradores de oxigénio DOCS 500 e os principais motivos que determinaram a sua escolha foram:
Altos padrões de qualidade.
Eficiência na produção de oxigênio.
Níveis de desempenho prometidos.
Suporte pós-venda e manutenção oportuna.
A COVEPA oferece garantias de 3 anos, que incluem toda a manutenção e fornecimentos.
Foto: Fazenda de peixes da Baía de Caleta.
– Como você descreveria a operação dos geradores de oxigênio do PCI em suas instalações? A quais condições eles estão expostos?
“As equipas têm conseguido responder às necessidades que lhes são exigidas, ajustando a sua produção de O2 à baixa ou à elevada procura. Deve-se considerar que na maioria das instalações existem problemas de qualidade de energia; circunstância em que recebemos tempestivamente suporte técnico da COVEPA, que nos forneceu soluções para não interromper a operação, bem como recomendações para uso, distribuição e controle de oxigênio, entre outras.”
Em relação às características da tecnologia ecológica/verde a considerar:
- Baixo consumo elétrico (capacidade de ajuste à demanda de oxigênio). Não descarta água contaminada com óleo no meio ambiente (característica da tecnologia VSA). Não necessita de água para resfriamento.
Foto: PCI – COVEPA.
-Quão importante é para você que as equipes de PCI incluam recursos de tecnologia ecologicamente correta/verde em seus processos e por quê? Existe alguma regulamentação no Chile que promova o uso desta tecnologia?
“Para nós é muito importante. Na Caleta Bay procuramos reduzir a pegada de carbono dos nossos processos, o que implica investir em tecnologia amiga do ambiente, ou seja, com menor impacto ambiental. Esta iniciativa começou há três anos e faz parte da nossa política. No Chile não existem leis que tornem obrigatória a inclusão ou preferência de tecnologia verde.”
– Qual a temperatura ambiente máxima atingida pelas suas instalações durante o ano? Você observou alguma diminuição na pureza ou mudança no fluxo nessas condições ambientais?
“A temperatura ambiente em nossas operações pode chegar até 40ºC e -5ºC. Algo notável no equipamento é que a pureza é mantida, apesar das altas temperaturas.”
Para finalizar, Rodrigo Salgado indica que “aprendemos juntos sobre o funcionamento dos equipamentos no que diz respeito às temperaturas ambientes, aos tempos de reação pós-queda de energia e aos tempos em que se atinge a pureza exigida; Por isso acredito que hoje a equipe técnica tem experiência para atender futuros clientes. Fomos dos primeiros a utilizar esta tecnologia no Chile, o que nos obrigou a aprender a operar em todas as condições ambientais e produtivas. A equipe funciona fabulosamente bem!” enfatiza Salgado.
Leia a entrevista publicada no SalmonExpert em espanhol aqui: https://www.salmonexpert.cl/caleta-bay-covepa-oxigeno/soluciones-de-oxigeno-eficientes-rentables-y-eco-amigables-para-la-acuicultura/ 1463704
Para mais informações, entre em contato com a seguinte pessoa:
Carla Cárdenas. Diretor de Vendas e Desenvolvimento de Negócios, América Latina: ccardenas@pcigases.com +51 971 451 614
Postado em 21 de dezembro de 2022